Anúncios

A Saint-Gobain reforça ainda mais a sua presença a nível mundial em Químicos para a Construção ao assinar um acordo definitivo para adquirir a FOSROC, um líder do mercado na Ásia e nos países emergentes.

3 July 24
Aquisição FOSROC

A Saint-Gobain anuncia que entrou em um acordo definitivo de adquisição a FOSROC, uma empresa privada líder global em produtos químicos para construção, por 1 025 milhões de dólares (aproximadamente 960 milhões de Euros).

 

Após as aquisições da Chryso em 2021, GCP em 2022 e 33 aquisições adicionais desde 2021, este é um novo passo estratégico no estabelecimento da presença mundial da Saint-Gobain no setor dos produtos químicos para a construção, que terá vendas combinadas de 6,2 mil milhões de dólares em 73 países após a aquisição (pro forma).

A FOSROC é líder global de produtos químicos para construção com uma forte presença geográfica na Índia, Oriente Médio e Ásia-Pacífico em particular. Espera-se que a empresa gere 487 milhões de dólares em vendas e alcance um EBITDA de 18,7% em 2024E. Com 20 fábricas e cerca de 3.000 funcionários, a FOSROC fornece uma ampla gama de soluções técnicas para a indústria da construção, incluindo misturas e aditivos para Betão e cimento, produtos adesivos e selantes, soluções de impermeabilização, soluções de reparação de betão e pisos.

O preço de compra representa um múltiplo de aquisição (antes de sinergias) de aproximadamente 11,3x o EBITDA 2024E da FOSROC de 91 milhões de Dólares, e um múltiplo de aproximadamente 7,1x ao incluir sinergias de taxa de execução de aproximadamente 54 milhões de dólares no terceiro ano.

Esta aquisição será totalmente financiada em dinheiro. O Grupo manterá um forte balanço, com a dívida líquida/EBITDA permanecendo na extremidade inferior do intervalo do objetivo (1,5x a 2,0x), incluindo as aquisições recentemente anunciadas da Bailey e da CSR Limited. A conclusão da transação está sujeito às condições usuais e está previsto para o primeiro semestre de 2025.

 

Uma fundamentação estratégica convincente

  • Uma oportunidade única, totalmente alinhada com a estratégia da Saint-Gobain de fortalecer a sua presença mundial em produtos químicos para construção, apoiada por sólidos fatores macroeconômicos, incluindo a transição para betão de baixo teor de carbono. Complementará o crescimento mundial do Grupo ao nível dos produtos químicos para construção.
  • Um perfil geográfico altamente complementar que reforça a presença da Saint-Gobain em mercados emergentes de elevado crescimento, nomeadamente na Índia e no Médio Oriente. As posições da FOSROC no Oriente Médio e na Ásia complementam perfeitamente as posições da Chryso principalmente na Europa, Turquia e África e as posições da GCP na América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico. A FOSROC é líder de mercado na Índia, um dos países mais atrativo no segmento de produtos químicos para construção em todo o mundo, com crescimento suportado por um ambicioso plano de infraestrutura nas próximas décadas.
  • Uma gama abrangente de soluções com uma marca de renome e fortes competências técnicas. As capacidades da FOSROC são apoiadas pela sua marca de confiança e pela sua reconhecida competência técnica, espírito empreendedor e elevado nível de serviço.
  • Um histórico de forte crescimento altamente lucrativo e desempenho significativamente superior ao dos seus mercados subjacentes. A FOSROC tem um forte histórico de crescimento com cerca de 11% de crescimento de vendas ao ano (2021-2024E). A empresa oferece uma margem EBITDA superior – mais de 18% – graças a uma equipe de gestão altamente experiente com um histórico comprovado de sucesso.
  • Uma aquisição que cria valor tanto para acionistas, como clientes da Saint-Gobain, com forte potencial de sinergia. Esperam-se sinergias de 54 milhões de dólares 3 anos após o fecho da transação, dos quais 39 milhões de dólares são sinergias de custos que se espera que sejam obtidas através de economias de escala nas compras (incluindo em matérias-primas e integração vertical da produção de polímeros), otimização da pegada carbonica, poupanças em SG&A e otimização de custos de fabrico e logística. A Saint-Gobain espera beneficiar de pelo menos 15 milhões de dólares de sinergias de crescimento graças a oportunidades de venda cruzada, combinando as capacidades de inovação do Grupo com a força da Fosroc em termos de infra-estruturas, e às suas relações com os clientes. Estas sinergias serão alcançadas em toda a  estrutura mundial da Saint-Gobain em produtos químicos para a construção e irão alavancar a forte presença existente da Saint-Gobain no sector da construção ligeira e sustentável na Índia e no Médio Oriente. A aquisição criará valor até ao terceiro ano após a conclusão da transação e terá um acréscimo de EPS (Earnings Per Share) a partir do primeiro ano.

A integração será liderada por Thierry Bernard, Diretor Executivo da Construction Chemicals, com a equipa experiente que desenvolveu o negócio da Chryso ao longo de muitos anos, geriu a sua integração na Saint-Gobain e que pilotou a sua combinação bem-sucedida com a GCP desde 2022, proporcionando um elevado nível de confiança na integração da FOSROC. Será consolidado no segmento da High Performance Solutions.

Bazin, presidente e CEO da Saint-Gobain, comentou:
“A aquisição da FOSROC está perfeitamente alinhada com o nosso plano estratégico “Grow & Impact”: é uma oportunidade única para a Saint-Gobain reforçar ainda mais a sua presença mundial no sector dos produtos químicos para a construção e fortalecer a sua presença em mercados emergentes de elevado crescimento, em particular na Índia e no Médio Oriente. Estou muito impressionado com a liderança da FOSROC, a sua estratégia e o seu impressionante desenvolvimento, bem como com o historial da equipa em termos de excelente execução e crescimento rentável. A combinação dos dois grupos permitir-nos-á expandir a nossa plataforma de crescimento rentável no sector dos produtos químicos para a construção. Estou ansioso por acolher calorosamente as equipas da FOSROC no Grupo e estou muito confiante na combinação das nossas forças conjuntas.”

Jim Hay, Presidente da FOSROC, comentou:
“Hoje marca o início de um novo e excitante capítulo na história da FOSROC. O nosso foco em fornecer as melhores soluções e satisfação aos nossos clientes permitiu-nos tornarmo-nos um líder em produtos químicos para construção. Quero agradecer a todas as nossas equipas pelo seu excelente trabalho ao longo de muitos anos.”

Rob Bonnici, CEO da FOSROC, acrescentou:
“A oportunidade de nos juntarmos à Saint-Gobain, líder mundial em construção leve e sustentável e um representante mundial de produtos químicos para a construção, é o próximo passo perfeito para melhorar a nossa oferta, aproveitando a inovação e a tecnologia da Saint-Gobain em produtos químicos para a construção. Estou ansioso por continuar a nossa jornada de crescimento na Saint-Gobain.”

Other news

Redução do CO2 na fonte
Anúncios
17/06/24

15 milhões de toneladas de CO₂ reduzidas através das soluções vendidas pela CHRYSO e pela GCP em 2023.

A Saint-Gobain Construction Chemicals está comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que aceleram a transição do sector da construção. Neste sentido, as soluções comercializadas pela CHRYSO® e GCP® permitiram aos seus clientes reduzir a emissão de 15 milhões de toneladas de CO2 em 2023.

15 milhões de toneladas de CO₂ reduzidas através das soluções vendidas pela CHRYSO e pela GCP em 2023.
Enviromix C- Clay
Novos Produtos
11/06/24

Adjuvantes inovadores e feitos à medida, que permitem uma maior substituição de clínquer e redução de CO₂

A CHRYSO desenvolveu EnviroMix®C-Clay, uma nova solução do portfolio EnviroMix® dedicado a permitir redução de CO2 no betão, para o uso de cimentos baseados em Argilas Calcinadas A nossa equipa de R&D investiu um esforço significativo na caracterização de numerosas argilas calcinadas de todo o mundo, com metodologias patenteadas, para determinar a formulação EnviroMix®C-Clay para…
Adjuvantes inovadores e feitos à medida, que permitem uma maior substituição de clínquer e redução de CO₂
Anúncios
05/06/24

A Saint-Gobain Construction Chemicals participa no evento LC3 em Portugal

Saint-Gobain Construction Chemicals participa no evento LC3 em Portugal Durante este evento, tivemos a oportunidade de nos conectar com as principais mentes da academia e da indústria. A nossa Diretora Técnica da unidade de negócios dos Cimentos, Estelle RAYNAUD compartilhou insights sobre a tecnologia transformadora LC3. Com a compatibilidade do LC3 com o cimento existente,…
A Saint-Gobain Construction Chemicals participa no evento LC3 em Portugal
16/05/24

Saint-Gobain acelera no sector dos produtos químicos para a construção e apoia o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de descarbonização

Saint-Gobain Constrution Chemicals expande os seus esforços para implementar novos aditivos para cimento e betão de baixo carbono. As tecnologias de baixo carbono proporcionam enormes oportunidades para o co-desenvolvimento com novos parceiros em mercados de rápido crescimento e para acelerar o crescimento rentável da Saint-Gobain em produtos químicos para a construção.   Duas parcerias que…
Saint-Gobain acelera no sector dos produtos químicos para a construção e apoia o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de descarbonização