Saint-Gobain acelera no sector dos produtos químicos para a construção e apoia o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de descarbonização

16 May 24

Saint-Gobain Constrution Chemicals expande os seus esforços para implementar novos aditivos para cimento e betão de baixo carbono. As tecnologias de baixo carbono proporcionam enormes oportunidades para o co-desenvolvimento com novos parceiros em mercados de rápido crescimento e para acelerar o crescimento rentável da Saint-Gobain em produtos químicos para a construção.

 

Duas parcerias que ilustram esta ação:

– A Saint-Gobain participou na angariação de fundos da Fortera, uma start-up que desenvolveu um processo de fabrico de cimento com baixo teor de carbono através da reciclagem do CO2 emitido durante a produção. A produção de cimento é atualmente responsável por cerca de 8% das emissões anuais de CO2 a nível mundial. Ao investir na Fortera, através da NOVA, a sua atividade de capital de risco, a Saint-Gobain está a apoiar tecnologias de ponta que reduzem o CO2 na fonte. Fundada em 2019, a Fortera desenvolveu uma tecnologia inovadora que se aplica às fábricas de cimento existentes, aproveitando os seus recursos de calcário. Através do processo patenteado ReCarb™, a Fortera é capaz de mineralizar o CO2, reduzindo as emissões diretas de carbono das fábricas de cimento existentes em 70%. tal facto possibilita alcançar o objetivo de zero carbono na produção de cimento (âmbito 1 e 2) quando o processo é combinado com fontes de energia verde.

– Como acionista, o Grupo também apoia a Ecocem, líder europeu em tecnologias para cimento de baixo carbono, no desenvolvimento e comercialização de novas tecnologias de cimento para aplicação em larga escala. A inovadora tecnologia ACT, compatível com todos os materiais cimentícios complementares (SCM), acaba de obter uma Avaliação Técnica Europeia. Com base nas declarações ambientais de produto publicadas, a pegada de carbono do produto ACT foi avaliada como sendo 70% inferior à pegada de carbono* média dos cimentos CEM II vendidos no mercado europeu.

Estes desenvolvimentos estão alinhados com a estratégia “Grow & Impact” da Saint-Gobain

*A Avaliação do ciclo de vida (LCA) é indicador do “potencial de aquecimento global total” (GWP) avaliado desde a origem  ao destino final – com base nas declarações ambientais do produto(EPD) publicadas e verificadas por terceiros:  https://cembureau.eu/media/f2ubx2lk/epd-for-cement-cem-ii.pdf; https://www.mrpi.nl/epd-files/epd/1.1.00486.2023_MRPI-EPD_ACT%201%20_FINAL.pdf

 

Logo Ecocem Logo Ecocem

 

Other news

Redução do CO2 na fonte
Anúncios
17/06/24

15 milhões de toneladas de CO₂ reduzidas através das soluções vendidas pela CHRYSO e pela GCP em 2023.

A Saint-Gobain Construction Chemicals está comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que aceleram a transição do sector da construção. Neste sentido, as soluções comercializadas pela CHRYSO® e GCP® permitiram aos seus clientes reduzir a emissão de 15 milhões de toneladas de CO2 em 2023.

15 milhões de toneladas de CO₂ reduzidas através das soluções vendidas pela CHRYSO e pela GCP em 2023.
Enviromix C- Clay
Novos Produtos
11/06/24

Adjuvantes inovadores e feitos à medida, que permitem uma maior substituição de clínquer e redução de CO₂

A CHRYSO desenvolveu EnviroMix®C-Clay, uma nova solução do portfolio EnviroMix® dedicado a permitir redução de CO2 no betão, para o uso de cimentos baseados em Argilas Calcinadas A nossa equipa de R&D investiu um esforço significativo na caracterização de numerosas argilas calcinadas de todo o mundo, com metodologias patenteadas, para determinar a formulação EnviroMix®C-Clay para…
Adjuvantes inovadores e feitos à medida, que permitem uma maior substituição de clínquer e redução de CO₂
Anúncios
05/06/24

A Saint-Gobain Construction Chemicals participa no evento LC3 em Portugal

Saint-Gobain Construction Chemicals participa no evento LC3 em Portugal Durante este evento, tivemos a oportunidade de nos conectar com as principais mentes da academia e da indústria. A nossa Diretora Técnica da unidade de negócios dos Cimentos, Estelle RAYNAUD compartilhou insights sobre a tecnologia transformadora LC3. Com a compatibilidade do LC3 com o cimento existente,…
A Saint-Gobain Construction Chemicals participa no evento LC3 em Portugal
Novos Produtos
15/04/24

EnviroAdd™, nova geração de ativadores que contribuem para um importante avanço na redução do clínquer e do CO2

Lançamento da nossa nova geração de ativadores, EnviroAddTM.   Obtenha uma redução das emissões de CO2 até 11%, em comparação com os ativadores existentes. As nossas soluções feitas à medida permitem: Máxima substituição de clínquer Promover a utilização de novos materiais cimentícios suplementares Utilização de combustíveis alternativos Tudo sem comprometer a qualidade do cimento. Reunimos…
EnviroAdd™, nova geração de ativadores que contribuem para um importante avanço na redução do clínquer e do CO2