As soluções CHRYSO®Tard atuam de modo a retardar as reações de hidratação do cimento, consequentemente, prolonga a sua trabalhabilidade, mas sem alterar a sua consistência inicial.
Uma vez terminado o período de presa, o betão endurece rapidamente, resultando em elevadas resistências mecânicas após 28 dias de cura. Os agentes CHRYSO®Tard não têm qualquer efeito tensioativo no betão, o que significa que não alteram a sua consistência ou comportamento reológico.
Tempos de Presa
Resistências

Controlo da Presa do Betão

Gestão Flexível dos tempos

Resistência do Betão
Produtos
CHRYSO®Tard 33
CHRYSO®TARD 33 é um retardador de início de presa para betão, para projetos de construção em geral. Permite definir o tempo de início de presa em betões e argamassas em função da dosificação empregue.
Influencia a fase de hidratação do cimento, em particular a C3A, desta forma a hidratação do cimento é atrasada.
Atenua o desenvolvimento de temperatura resultante da hidratação.
Ao retardar a hidratação do cimento o tempo de trabalhabilidade do betão é prolongado. O efeito de retardamento é influenciado pelo teor doseado, mas também pelo tipo de cimento e pela temperatura.
CHRYSO®TARD 33 tem um ligeiro efeito plastificante.
CHRYSO®Tard Mortar 2
CHRYSO®Tard Mortar 2 é um adjuvante que retarda fortemente o início das reacções de hidratação dos cimentos, o que permite manter, sem ganhar presa, a argamassa durante um tempo determinado, em função da dosificação utilizada.
CHRYSO®Tard Mortar 2 não tem efeito tensioactivo. A sua incorporação nas argamassas não exerce nenhuma influência na consistência das mesmas. Para estabilizar correctamente as argamassas deve utilizar-se conjuntamente com um introdutor de ar.
CHRYSO®Tard CLS 2
CHRYSO®Tard CLS 2 é um adjuvante que retarda fortemente o início das reacções de hidratação dos cimentos, o que permite manter, sem ganhar presa, a argamassa durante um tempo determinado, em função da dosificação utilizada.
CHRYSO®Tard CLS 2 não tem efeito tensioactivo. A sua incorporação nas argamassas não exerce nenhuma influência na consistência das mesmas. Para estabilizar correctamente as argamassas deve utilizar-se conjuntamente com um introdutor de ar.
CHRYSO®Tard CE
CHRYSO®Tard CE é um aditivo que permite retardar as reações de hidratação dos cimentos ao envolver, momentaneamente, a superfície dos seus grãos, retardando principalmente, o início de presa, sem afetar em grande medida o final da mesma.
Uma vez terminado o retardo de presa, o endurecimento faz-se rapidamente obtendo-se a curto prazo resistências mecânicas elevadas,
pelo que CHRYSO®Tard CE está especialmente recomendado para betões com grande trabalhabilidade no tempo e com resistências mecânicas elevadas a curto prazo. CHRYSO®Tard CE não tem efeito tensioativo. A sua incorporação nos betões não exerce nenhuma influência na consistência dos mesmos.