Descrição

A nova estação de Nantes, também denominada “Cœur d’opération gare”, desenhada pelo arquiteto Rudy Ricciotti, contempla a construção de uma mezzanine de 10 metros de altura sobre as vias existentes, bem como a remodelação dos edifícios de passageiros a norte e sul da antiga estação. A estrutura invoca um mundo de plantas, inspirado em formas orgânicas. A cobertura da mezzanine em forma de favo de mel que lembra a copa das árvores, é suportada por pilares em forma de abóboda.

CORAÇÃO DA ESTAÇÃO NOVA ESTAÇÃO DE NANTES

Competências CHRYSO

A ponte pedonal é suportada por 18 pilares gigantes de betão de alto desempenho, cuja forma orgânica se assemelha a troncos de árvores. Os pilares foram pré-fabricados no local, utilizando cofragens com um peso de cerca de 15 toneladas, especialmente concebidas para este projeto. Os pilares foram moldados em betão branco auto-compactável.

Cada pilar é rodado num ângulo de 20° em relação ao anterior, para dar a impressão de que os pilares nunca são iguais.

Na mezzanine, os tripés metálicos foram cobertos com uma rede, para dar à estrutura o aspeto de árvore. Estes elementos foram betonados em várias fases.

CORAÇÃO DA ESTAÇÃO NOVA ESTAÇÃO DE NANTES

Produtos Utilizados

Retardadores

CHRYSO®Equalis 250

CHRYSO®Equalis 250 é um extensor de reologia, baseado numa tecnologia inovadora desenvolvida pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da CHRYSO. CHRYSO®Equalis 250 pode ser utilizado em combinação com adjuvantes da gama CHRYSO®Omega, CHRYSO®Optima ou CHRYSO®Premia. CHRYSO®Equalis 250 melhora significativamente a manutenção da reologia, sem afectaro inicio de presa e endurecimento do betão. CHRYSO®Equalis 250 não afecta a trabalhabilidade inicial e é utilizado para ajustar a consistência: a trabalhabilidade inicial e a redução de água da amassadura  são conseguidas pela (elevada) redução de água. CHRYSO®Equalis 250 pode ser utilizado numa vasta gama de betões. CHRYSO®Equalis 250 é a solução de eleição no caso de estaleiros de construção encontrarem-se a grandes distâncias ou áreas de tráfego elevado, bem como para elevadas temperaturas. CHRYSO®Equalis 250 evita a necessidade de adicionar água no local. CHRYSO®Equalis 250 é particularmente indicado para cimentos com os quais a manutenção da trabalhabilidade é dificil de obter.

Desafios técnicos do projeto

Um dos principais desafios deste projeto foi a colocação dos 18 pilares de betão branco, com uma formulação de betão auto-compactável especifica. Cada pilar contém por 27m3 de betão.

O betão teve de ser bombeado a partir do exterior da estação, de modo a não interferir com a circulação dos comboios. Em seguida, foi injetado por baixo da cofragem, através de uma passagem subterrânea, para encher gradualmente os moldes metálicos. A maior parte dos trabalhos foram efetuados durante a noite e exigiu um longo período de trabalhabilidade, de cerca de 3 horas, para evitar qualquer risco de entupimento dos tubos durante os trabalhos de betonagem.

A CHRYSO conseguiu dar resposta a este desafio técnico, desenvolvendo um betão branco autocompactável com uma classe de resistência C45/55, de cor uniforme e  superfície lisa, quando decapado.

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Participantes do Projeto

 

Dono de Obra: SNCF Gares & Connexions
Empreiteiro: Demathieu Bard Construction
Arquitecto: Rudy Ricciotti
Equipa de arquitectos: Forma6
Betão Pronto: LafargeHolcim France
Gabinete de estudos técnicos: Lring
Gabinete de desenho: Berim
Construtor: Demathieu Bard Construction


 

Autres references