Descrição
Sediado em Rennes, o novo SDIS (Service Départemental d’Incendie et de Secours) d’Ille-et-Vilaine é um complexo de 7.800 m² composto por um edifício de 170 metros de comprimento e uma torre de escritórios de 30 metros de altura.
Competências CHRYSO
A principal caraterística do novo SDIS é a sua cor vermelho-alaranjada e o grande número de aberturas que o compõem. A torre central foi moldada in situ, enquanto os 450 painéis pré-fabricados foram especialmente concebidos para combinar estas características visuais com elevadas exigências mecânicas, bem como resistência a abalos sísmicos.
Desafios técnicos do projeto
A produção dos 450 painéis pré-fabricados, a maioria dos quais com 9 metros por 3 metros, exigiu um elevado nível de especialização para responder a estes condicionalismos. Evitar a fissuração aquando da remoção da cofragem, mantendo ao mesmo tempo um acabamento de qualidade, do revestimento exterior dos painéis coloridos com 8 cm de espessura.
Os painéis pré-fabricados, fortemente armados para compensar o grande número de aberturas na fachada do edifício, foram concebidos para serem moldados sem vibração, o que exigiu a utilização de um betão fluido de classe S5. A velocidade de colocação do betão não devia exceder 85 cm por hora para garantir uma distribuição uniforme.
Para garantir a cor vermelho-alaranjada, foi adotado um processo específico: as bases das cofragens foram limpas com um gás de alta pressão e baixa temperatura para evitar a formação de depósitos de calcário. Uma vez produzidos, os revestimentos de betão foram colocados para evitar qualquer vestígio de carbonatação no betão jovem.
Galeria de Fotos
Participantes do Projeto
Cliente : departamento de l’Ille-et-Vilaine.
Gestão de Projecto : LAN Architecture
Empresa de Pré-fabricação : Soriba
Engenheiros : Terrell, Jean-Paul Lamoureux, Bureau Michel Forgue, Most, Casso & Associés, Best.
Empreiteiro : Angevin (Demolições, fundações, terraplanagens, movimento de terras).