Descrição do Projeto

O Grand Paris Express é o maior projeto urbano da Europa. A sua ambição é unir as grandes zonas estratégicas da região da Ile-de-France e o coração de Paris. Compreende 200 km de linhas automáticas e 68 estações. As quatro novas linhas do Grand Paris Express (15, 16, 17 e 18), bem como a linha 14 alargada a norte e a sul, foram ligadas à rede de transportes existente.

Permitirá deslocar-se mais facilmente de uma parte da região de Île-de-France para outra sem passar por Paris, bem como chegar mais rapidamente ao centro a partir da periferia. O Grand Paris Express servirá os grandes centros de atividade (aeroportos, centros de negócios, centros de investigação e universidades) e as áreas metropolitanas atualmente de difícil acesso.

O Grand Paris é simultaneamente um projeto de transporte e um projeto de desenvolvimento, porque a cidade será transformada através desta nova rede. Com a construção das 68 estações, foi lançado um vasto projeto para responder às crescentes necessidades da população. Em 2030, estima-se que 1,5 milhões de pessoas viverão na área da grande Paris, e o Grand Paris Express (GPE) é uma resposta a este desafio urbano.

GRAND PARIS EXPRESS - LINHA 15 SUL

Competências CHRYSO

A CHRYSO participou na mistura e formulação de betão para vários lotes da futura Linha 15 Sul do Grand Expresso de Paris. Para este projeto de grande envergadura, a fim de responder da melhor forma possível às especificações técnicas do projeto, foi desenvolvida uma gama de produtos específica com o apoio das equipas técnicas e de I&D da CHRYSO, para o fabrico de betão e segmentos de parede moldados. Foram selecionadas as tecnologias CHRYSO®OPTIMA 1000 e CHRYSO®Tera. Esta última foi utilizada para o fabrico de segmentos de túnel, elemento chave neste projeto de construção, com garantia de qualidade de acabamento dos elementos pré-fabricados com boa colocação e nivelamento do betão no estado fresco.

Para além de uma gama de produtos dedicada à obra do Grand Paris Express, foi criada uma organização logística específica para este projeto, que levará vários anos a ser concluído, em parceria com a CHRYSO.

GRAND PARIS EXPRESS - LINHA 15 SUL

Produtos utilizados

Betões moldados para paredes e construção civil: superplastificante CHRYSO®OPTIMA 1340
Segmento de túnel: CHRYSO®Tera 482

 

Desafios técnicos do projeto

Este grande projeto está associado a um elevado número de desafios técnicos devido à configuração do estaleiro: em meio urbano e a grande profundidade.

A trabalhabilidade do betão durante um longo período de tempo, mantendo as suas características técnicas, é essencial para o sucesso deste projeto.

A solução CHRYSO®Optima 1340, que mantém a trabalhabilidade até 10 horas e tem uma viscosidade baixa, foi escolhida para a formulação do betão das fundações profundas e da engenharia civil da Linha 15 Sul do Grande Expresso de Paris. A estabilidade conferida pelo CHRYSO®Optima 1340 e o seu desempenho técnico e mecânico no estado fresco e endurecido, permitiram a construção das paredes moldadas do estaleiro, com 580.000 m3 de betão, das quais as mais profundo atingiram os 75 metros, na estação “Vert de Maison”.

GRAND PARIS EXPRESS - LINHA 15 SUL

Participantes do Projecto

Maître d’ouvrage La Société du Grand Paris

Lote T2A:
Empresa Responsável: Bouygues Horizon
Betão Pronto: Eqiom – SFB – Lafarge.
Segmento do Túnel: Stradal
Lote T3A:
Empresa Responsável: Bouygues Horizon
Betão Pronto: UB – Cemex
Tunel: STRADAL
lote T3C :
Empresa Responsável: VINCI
Betão Pronto: BPE UB – Cemex.
Tunel : STRADAL


Autres references

CORAÇÃO DA ESTAÇÃO NOVA ESTAÇÃO DE NANTES
Infra-estruturas urbanas

CORAÇÃO DA NOVA ESTAÇÃO DE NANTES

CORAÇÃO DA NOVA ESTAÇÃO DE NANTES Nantes, França – 2020 Página inicial Referências GRAND PARIS EXPRESS – LINHA 15 SUL Descrição A nova estação de Nantes, também denominada “Cœur d’opération gare”, desenhada pelo arquiteto Rudy Ricciotti, contempla a construção de uma mezzanine de 10 metros de altura sobre as vias existentes, bem como a remodelação…
Nantes, França
Ver referência
CORAÇÃO DA NOVA ESTAÇÃO DE NANTES
SERVIÇO DEPARTAMENTAL DE BOMBEIROS E SALVAMENTO
Infra-estruturas urbanas

SERVIÇO DEPARTAMENTAL DE BOMBEIROS E SALVAMENTO

SERVIÇO DEPARTAMENTAL DE BOMBEIROS E SALVAMENTO Rennes, França – 2020 Página inicial Referências GRAND PARIS EXPRESS – LINHA 15 SUL Descrição Sediado em Rennes, o novo SDIS (Service Départemental d’Incendie et de Secours) d’Ille-et-Vilaine é um complexo de 7.800 m² composto por um edifício de 170 metros de comprimento e uma torre de escritórios de…
Rennes, França
Ver referência
SERVIÇO DEPARTAMENTAL DE BOMBEIROS E SALVAMENTO