Descrição do Projeto
O Grand Paris Express é o maior projeto urbano da Europa. A sua ambição é unir as grandes zonas estratégicas da região da Ile-de-France e o coração de Paris. Compreende 200 km de linhas automáticas e 68 estações. As quatro novas linhas do Grand Paris Express (15, 16, 17 e 18), bem como a linha 14 alargada a norte e a sul, foram ligadas à rede de transportes existente.
Permitirá deslocar-se mais facilmente de uma parte da região de Île-de-France para outra sem passar por Paris, bem como chegar mais rapidamente ao centro a partir da periferia. O Grand Paris Express servirá os grandes centros de atividade (aeroportos, centros de negócios, centros de investigação e universidades) e as áreas metropolitanas atualmente de difícil acesso.
O Grand Paris é simultaneamente um projeto de transporte e um projeto de desenvolvimento, porque a cidade será transformada através desta nova rede. Com a construção das 68 estações, foi lançado um vasto projeto para responder às crescentes necessidades da população. Em 2030, estima-se que 1,5 milhões de pessoas viverão na área da grande Paris, e o Grand Paris Express (GPE) é uma resposta a este desafio urbano.
Competências CHRYSO
A CHRYSO participou na mistura e formulação de betão para vários lotes da futura Linha 15 Sul do Grand Expresso de Paris. Para este projeto de grande envergadura, a fim de responder da melhor forma possível às especificações técnicas do projeto, foi desenvolvida uma gama de produtos específica com o apoio das equipas técnicas e de I&D da CHRYSO, para o fabrico de betão e segmentos de parede moldados. Foram selecionadas as tecnologias CHRYSO®OPTIMA 1000 e CHRYSO®Tera. Esta última foi utilizada para o fabrico de segmentos de túnel, elemento chave neste projeto de construção, com garantia de qualidade de acabamento dos elementos pré-fabricados com boa colocação e nivelamento do betão no estado fresco.
Para além de uma gama de produtos dedicada à obra do Grand Paris Express, foi criada uma organização logística específica para este projeto, que levará vários anos a ser concluído, em parceria com a CHRYSO.
Produtos utilizados
Betões moldados para paredes e construção civil: superplastificante CHRYSO®OPTIMA 1340
Segmento de túnel: CHRYSO®Tera 482
Desafios técnicos do projeto
Este grande projeto está associado a um elevado número de desafios técnicos devido à configuração do estaleiro: em meio urbano e a grande profundidade.
A trabalhabilidade do betão durante um longo período de tempo, mantendo as suas características técnicas, é essencial para o sucesso deste projeto.
A solução CHRYSO®Optima 1340, que mantém a trabalhabilidade até 10 horas e tem uma viscosidade baixa, foi escolhida para a formulação do betão das fundações profundas e da engenharia civil da Linha 15 Sul do Grande Expresso de Paris. A estabilidade conferida pelo CHRYSO®Optima 1340 e o seu desempenho técnico e mecânico no estado fresco e endurecido, permitiram a construção das paredes moldadas do estaleiro, com 580.000 m3 de betão, das quais as mais profundo atingiram os 75 metros, na estação “Vert de Maison”.
Participantes do Projecto
Maître d’ouvrage La Société du Grand Paris
Lote T2A:
Empresa Responsável: Bouygues Horizon
Betão Pronto: Eqiom – SFB – Lafarge.
Segmento do Túnel: Stradal
Lote T3A:
Empresa Responsável: Bouygues Horizon
Betão Pronto: UB – Cemex
Tunel: STRADAL
lote T3C :
Empresa Responsável: VINCI
Betão Pronto: BPE UB – Cemex.
Tunel : STRADAL